Beleza

Técnica Low Poo

13:05 Unknown 4 Comments

Olá meninas!

Hoje vim apresentar pra vocês técnicas de lavagem e cuidados com os cabelos que estão super em alta. Se você pesquisar na internet vai encontrar milhares e milhares de artigos e vídeos explicando vários pontos importantes, e tudo isso parece ser muito confuso no começo.

Então, há algumas semanas, decidi testar a técnica LOW POO, intercalada com NO POO. Agora vou explicar resumidamente, o que elas significam, quais os produtos corretos, etc.
PRIMEIRO: Essas técnicas poden ser utilizadas em todos os tipos de cabelo, não só em cacheadas e em transição capilar, até mesmo nos cabelos lisos, ela pode ser feita, pois, sua finalidade é deixar o cabelo o mais próximo do natural possível, ok? 
Então vamos lá...

NO QUE CONSISTE A TÉCNICA?
A técnica Low Poo consiste em lavar os cabelos usando pouco shampoo, e já o No Poo, é a técnica em que não se utiliza shampoo, somente o Co-Wash.
Mais como assim? Eu não vou lavar meu cabelo com shampoo?
Eu também pensei assim, e confesso que me assustei. Mas a técnica No Poo, utiliza um produto chamado Co-Wash, que é um condicionador mais leve, para você lavar o couro cabeludo, nos dias em que não for lavar com o shampoo. Como intervalo as suas técnicas, essas lavagens vão ser intercaladas, tipo: uma lavagem com shampoo e outra com Co-Wash, ou duas com o Co-Wash e uma com shampoo. Entendeu?
Já no caso de No poo, você só lava o cabelo com o Co-Wash, e não utiliza  shampoo.

QUAIS OS PRODUTOS CORRETOS? LIBERADOS PARA TÉCNICA?
Uma coisa muito importante sobre a técnica é comprar os produtos corretos! Existe uma lista de componentes que existem nos produtos comuns, que agridem e retiram nutrientes importantes do couro cabeludo. O principal deles, que é extremamente proibido é o SULFATO, ele é que faz aquela "espuma sem fim" nos shampoo's comuns. Isso porque, o sulfato é o componente utilizado pra limpar profundamente o couro cabeludo, retirando até nutrientes importantes.
Além do sulfato, existem outros componentes que não podem estar na composição dos produtos.
Mais como assim? Como eu vou saber se o produto tem isso?
Justamente, sabe aquele rótulo com letrinhas minúsculas? Você vai ter que aprender a ler e identificar se o produto contém ou não o componente proibido para a técnica. Alguns produtos já vêm escritos assim: Liberado para Low e No Poo!
Vejam a lista de alguns dos principais componentes proibidos (existem outros):

- Petrolatum/Petrolato (vegan)
- Mineral Oil/Óleo Mineral (vegan)
- Parafinum/Paraffin/Parafina (vegan)
- Vaselina/Vaselin
- Isoparaffin (C13-14)
- Alkane/Alcano
- Cera Microcristalina/ Microcrystalline Wax
- Hidrogeneted Polysobutene

O QUE COMPRAR?
Estes são os produtos que eu comprei:

A listinha básica para iniciar a técnica consiste em:
* 01 Shampoo
* 01 Condicionador
* 01 Co-Wash
* 01 Máscara de Hidratação/Reconstrução
* 01 Creme de Pentear
Lembrando que: todos os produtos devem ser livres dos componentes proibidos!
Existem algumas tabelinhas bem legais na internet que mostram as marcas e produtos liberadas para técnica. Vejamos alguns produtos recomendados para a técnica, que podem ser encontramos em supermercados, farmácias e perfumarias da nossa cidade:
Imagem: www.cacheia.com

Imagem: www.cacheia.com


Imagem: www.cacheia.com

Imagem: www.cacheia.com

Imagem: www.cacheia.com


COMO COMEÇAR? O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?
É importante lembrar que: A primeira lavagem da técnica é feita com o shampoo COM sulfato, e o restante da lavagem, você já usa os condicionadores e máscaras liberados pra técnica.
A técnica demanda muito cuidado com os cabelos. Então, você precisa ter um pouquinho de tempo, pelo menos 3(três) vezes na semana para fazer uma hidratação, nutrição ou reconstrução no seu cabelo.
Mais qual a diferença entre H, N e R? Não é tudo a mesma coisa?
Eu também pensava que: colocar um creme e uma touca no cabelo era o auge da hidratação, e achava que reconstrução e nutrição era tudo a mesma coisa. Mas não!
HIDRATAÇÃO: consiste em devolver a umidade pro cabelo, o brilho e o movimento dos fios, e deve conter frutas, chocolate, mel, extrato de plantas.
Eu já testei: maizena e mel: uma colher de maizena e meio copo de água, faz a misturinha no fogo, e depois mistura na máscara e aplica nos cabelos (Touca de Gesso).

Imagem: www.cacheia.com

NUTRIÇÃO: consiste em diminuir o volume, e dar maciez pros cabelos ressecados, e deve conter óleos.
Eu já testei: Óleo de coco, misturar uma colher de óleo na máscara, ou, se o cabelo não for oleoso, aplicar o óleo no couro cabeludo.
Imagem: www.cacheia.com


RECONSTRUÇÃO: consiste em dar força e repor os elementos da fibra capilar, causados por químicas (tinta, progressiva, selagem), e deve conter queratinas e proteínas.
Eu já testei: vinagre de maçã: depois de lavar os cabelos, borrife ou passe o vinagre de maçã diluído em água, antes de aplicar a máscara.
Imagem: www.cacheia.com


Existem vários cronogramas capilares na internet, e você pode escolher o que estiver mais de acordo com o seu tipo de cabelo, mais ou menos danificado.
Imagem: Pinterest
Você vai encontrar várias blogueias e vlogueiras que postam vídeos bem legais sobre a técnica, e com muito mais experiência que eu. Dentre elas indico: Blog Cacheia, Vlog Maria Morena e Vlog Steffany Borges, que foram onde encontrei os vídeos e artigos mais legais, e fáceis de aprender.
Meu cabelo cacheou mais, eu senti a diferença! Além de, é claro, ficar super macio e hidratado!
Na minha história do instagram e do snap, estou postando, frequentemente, sobre o que estou fazendo no meu cabelo, e o que estou usando. Segue lá que tem várias dicas pra vocês :D


Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida, pode me chamar por aqui, pelo facebook ou instagram, que, se estiver ao meu alcance, estarei à disposição para ajudar vocês!
Um beijo cacheado! :*

Postagens Relacionadas

4 comentários:

  1. Adorei as dicas Rhavana, essa tecnica é muito boa, seu cabelo esta lindo :3

    www.coisasfemininas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia! No seu cabelo também vai ficar ótimo! Por que não experimenta? Saudades de você. ♥

      Excluir
  2. Muito bom seu post. Existe no mercado ótimos produtos low poo (já usei Bio Extratus) porém o preço é um pouco alto pela quantidade de produto e a duração, mas o resultado compensa a longo prazo porque requer um período de "desintoxicação" do cabelo para que a técnica faça efeito. O problema são as máscaras hidratantes e repositores de massa que na maioria contém parafina e silicone que são petrolatos e estes abolidos pela técnica. Resumindo a técnica low/no poo consiste em usar menos ou não usar os produtos com parabenos e pretolatos que ressecam os fios retirando a hidratação e umectação natural isso no uso dos xampus, além de criarem um envelopamento do fio (parafina e silicone dos hidratantes) que a longo prazo vão diminuindo a penetração de produtos no fio, prejudicando-o. O principal é ter paciência com a técnica que com o tempo dá certo rsrsrsrs. Seu cabelo tá lindo!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Cuidado, as palavras têm um poder incrível.